Psicologia & Cuidado

Seja bem vindo.

Normalmente é o sentimento de desespero ou de cansaço, decorrentes de uma situação de sofrimento, que impulsionam uma pessoa a procurar ajuda.

Se você chegou neste blog, é razoável supor que está em busca de alívio para o seu sofrimento. De alguma forma espera obter conforto.

Saber cuidar de si é algo tão básico e necessário à produção de uma vida satisfatória que deveríamos ser experts no assunto. Deveríamos, mas não é algo tão comum assim.

Quantas vezes nos vemos agindo em função de pessoas (marido, esposa, pais, filhos, sócios...) ou de situações (trabalho, casamento, religião...) em que acreditamos estar fazendo o que é melhor para o nosso bem-estar e nossa prosperidade, mas acabamos por descobrir que os resultados são contrários aos que esperávamos. 

As relações acabam por se demonstrar frustrantes e as atividades opressivas e insatisfatórias.

Será que o mundo está errado ou somos nós que não estamos nos comportando bem diante do mundo?

Bom, um pouco dos dois. 

Mas a questão principal é que mudar o mundo ou as pessoas não está ao nosso alcance. Não diretamente. A princípio, as pessoas são como são e o mundo é como é.

A única coisa sobre a qual temos condições de provocar mudança é sobre nós mesmos.

Pode-se pensar que, com tanta coisa errada no mundo e nos outros, só o que temos é a possibilidade de mudar a nós mesmos?

A resposta é sim e ai está a mágica. Na medida em que mudamos, tudo se modifica. Muitas pessoas podem estranhar, algumas podem mesmo não gostar, mas será bem improvável que fiquem indiferentes.

Afirmo que há uma magia quando mudamos, pois é como se algo realmente mágico acontecesse. Uma vez realizado o processo ficamos admirados de como a vida pode ser diferente. E melhor.

As grandes questões são então como ter coragem e energia para mudar, e saber o que e como mudar para produzir uma vida mais gratificante.

É neste aspecto que a terapia pode ajudar.

O terapeuta irá, por um lado, ajudar o paciente a encontrar em si a disposição para a mudança, e por outro, auxiliar no processo de auto-conhecimento, a fim de que você saiba o que e como mudar.

Um abraço.





Nenhum comentário:

Postar um comentário