Depressão

Vincent van Gogh
 "Minha vida teve uma parada súbita. Eu era capaz de respirar, comer, beber, dormir. Não podia, na verdade, deixar de fazer isso, mas não havia vida real em mim"
Leon Tolstoi
My Confession - 1897

A característica principal da depressão é a apatia, o desânimo. É a energia vital da pessoa que está em baixa, deprimida. Há também, normalmente, a perda do interesse por atividades prazerosas. É comum a irritabilidade, assim como os sentimentos de tristeza, de inutilidade, de desesperança e de culpa. 

Nos casos mais severos - depressão profunda - é como se a vida entrasse em suspensão. É como viver em câmera lenta. A vida se torna algo sem sentido e sem propósito.

Nos casos crônicos - distimia - a pessoa sente-se cansada e desanimada na maior parte do tempo. A vida é vista em tons de cinza e o mundo percebido como um lugar monótono. Este tipo de depressão dura pelo menos dois anos, com duração típica de 5 a 10 anos, mas pode prolongar-se por toda a vida.

A depressão é um distúrbio de corpo inteiro, envolvendo predisposições genéticas, desequilíbrios bioquímicos, ânimo melancólico e pensamentos negativos.

A depressão é o "resfriado comum" dos distúrbios psicológicos, sendo a principal razão para que as pessoas procurem os serviços de saúde mental, sua incidência vem aumentando de maneira expressiva e tem começado a se manifestar cada vez mais precocemente.

A boa notícia é que a depressão não retira das pessoas a capacidade de enfrentá-la. A maioria delas recupera a capacidade de amar, de trabalhar e até de alcançar o êxito em seus empreendimentos.


Referências:

Barlow, D.H.; Durand, V.M. Psicopatologia: uma abordagem integrada. São Paulo: Cengage Learning, 2008.
Classificação de transtornos mentais e de comportamento da CID-10: Descrições clínicas e diretrizes diagnósticas - Coord. Organização Mundial de Saúde; trad. Dorgival Caetano. Porto Alegre: Artmed, 1993.
Dalgalarrondo, P. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.
Gazzaniga, M.S.; Heatherton, T.F. Ciência psicológica: mente, cérebro e comportamento. Porto Alegre: Artmed, 2005.
Myers, D. Introdução à Psicologia geral. Rio de Janeiro: LTC Editora, 1999.